Cumprindo agenda em Manaus (AM), nesta sexta-feira (4), a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, visitou a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e as fábricas da I-Sheng Brasil e da Positivo Tecnologia. Na oportunidade, a representante do governo federal conheceu projetos que contribuem para impulsionar a Zona Franca de Manaus como polo tecnológico brasileiro, como o processo de fabricação de componentes para os maiores supercomputadores do mundo.
Na SUFRAMA, autarquia responsável pela administração do modelo de desenvolvimento regional da Zona Franca de Manaus (ZFM), a ministra conheceu a atuação da instituição que trabalha na viabilidade econômica da região, na melhoria da qualidade de vida das populações locais e na consolidação dos polos comercial, industrial e agropecuário. Atualmente, o Polo Industrial de Manaus abriga mais de 500 empresas e gera mais de 131 mil empregos diretos.
“A Zona Franca de Manaus é um exemplo de como é possível articular desenvolvimento regional com pesquisa, inovação e política industrial sustentável. Essa experiência busca integrar ciência e tecnologia à produção, conectando empresas, centros de pesquisa e iniciativas públicas. É uma referência para o desafio nacional de transformar conhecimento científico em desenvolvimento econômico e social”, disse a ministra.
Inteligência Artificial
Na fábrica da Positivo Tecnologia, localizada na Zona Franca, Luciana Santos foi recebida pelos vice-presidentes da empresa, Leandro dos Santos e Maurício Roorda, e pelos diretores José Goutier Rodrigues e Edson Toffoli. A ministra conheceu projetos voltados à produção de notebooks, celulares, tablets, máquinas de pagamento, placas-mãe e componentes para supercomputadores, com destaque para iniciativas em inteligência artificial.
“O desenvolvimento tecnológico é um dos pilares para a soberania e o progresso do Brasil. A inteligência artificial, quando orientada por princípios éticos e voltada ao bem comum, tem potencial para transformar positivamente a vida das pessoas, fortalecer nossa indústria e ampliar a presença do país na fronteira da inovação”, afirmou a ministra.
Para o vice-presidente da empresa, Leandro dos Santos, a visita é um reconhecimento do papel da indústria instalada na ZFM. “Estamos comprometidos em gerar soluções que democratizem a inteligência artificial no país, assim como facilitamos o acesso da classe média brasileira à informatização”, disse.