Maior desafio dos bancos é equilibrar experiencia fluida com segurança, afirma Fico

Maior desafio dos bancos é equilibrar experiencia fluida com segurança, afirma Fico


Até 2028, os brasileiros poderão perder R$ 11 bilhões em fraudes, sendo R$ 1 bilhão a mais do que já foi registrado neste ano. Segundo a ACI Worldwide, apenas via PIX, são aplicados dez golpes por minuto, e a Fico aponta a existência de cerca de 100 tipos de fraudes. O atual cenário vem se desenhando há algum tempo, de acordo com a Fico, a partir da digitalização do país e da ampla abertura de fintechs e bancos digitais.

Esse movimento teria facilitado uma mudança no foco das ações fraudulentas, que passaram do acesso ao crédito para a lavagem de dinheiro e, para isso, é necessário estar inserido nos sistemas bancários. “Facilitamos muito o acesso, mas acabamos permitindo que os fraudadores entrassem nas nossas bases”, afirmou Paulo Kaneko, especialista em prevenção à fraude na Fico, durante um evento para jornalistas nesta quarta-feira (16).

Diante dessa nova onda, para Kaneko, o maior desafio das instituições financeiras é identificar essas facções antes que elas ingressem no sistema bancário. “O que observamos com frequência é a dificuldade em orquestrar uma experiência fluida para o cliente, ao mesmo tempo em que se garante a sua segurança.”

Uma pesquisa realizada pela empresa no final de 2024 mostrou que 30% dos consumidores desistem dos processos de onboarding por serem muito longos e complexos. Ao mesmo tempo, o estudo revelou que 70% deles consideram o nível de segurança dos bancos um dos principais fatores para abertura de conta.

Além disso, o especialista ressalta que a ausência de informações dos clientes no momento da abertura da conta também é uma estratégia utilizada pelos criminosos para viabilizar a fraude. “Eles procuram pessoas que estão ingressando no sistema financeiro para atuarem como laranjas, pois, dessa forma, não há dados no Open Finance ou em outros sistemas”, explicou.

Entre os perfis mais visados estão jovens de 18 anos, aposentados e indivíduos em situação de vulnerabilidade.

Leia mais: Desafio da IA está em transformar benchmarks em impacto, governança e soberania

A isso, soma-se a chegada da inteligência artificial (IA), que tem simplificado a criação de deepfakes e acelerado a aplicação de golpes, especialmente as chamadas fraudes de originação, relacionadas à declaração ou falsificação da procedência de produtos, bens ou documentos. A técnica, segundo Rafael Garcia, especialista em prevenção à fraude da Fico, apenas reforça a importância da tecnologia analítica. “A partir do momento em que tenho uma tecnologia capaz de identificar padrões em escala, é aí que começo a vencer os criminosos.”

E não se trata apenas de combater um grupo isolado. A combinação desses dois fatores criou o ambiente ideal para um novo modelo de serviço: a Fraude como Serviço (FaaS). A profissionalização das ações ilícitas trouxe modelos de IA treinados para executar qualquer tipo de golpe, um ecossistema colaborativo que facilita o aconselhamento entre criminosos e um marketplace para ataques direcionados de Distributed Denial of Service (DDoS) ou disseminação de malware.

Para enfrentar esse tipo de organização, Garcia afirma que a chave está no compartilhamento de informações, não apenas entre bancos, mas entre todas as instituições financeiras. O especialista também ressalta a necessidade de melhor padronização dos dados dentro das empresas e de maior atenção aos modelos de IA que estão sendo desenvolvidos. “O novo cenário exige, cada vez mais, modelos éticos, eficientes e capazes de explicar o motivo de uma transação ou abertura de conta ser classificada como de altíssimo risco.”

Para Kaneko, avançar nesse sentido dentro das organizações é uma questão de responsabilidade social. “Estamos falhando enquanto sociedade porque analisamos golpe a golpe, esquecendo de seguir o dinheiro para entender para onde ele vai. Vai além de uma pessoa prejudicada – cada fraude está financiando armas, drogas e outros crimes.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!



Source link

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Rolar para cima