53% das empresas têm dificuldades em integrar sistemas legados com novas tecnologias

53% das empresas têm dificuldades em integrar sistemas legados com novas tecnologias


Pouco mais da metade (53%) das companhias no Brasil lutam para integrar sistemas legados com tecnologias mais recentes, um gargalo que impede a inovação com velocidade e drena recursos. É o que mostra um estudo recente da LG lugar de gente, em parceria com a Mercer, o HR Strategy 2025.

É o maior desafio identificado pelo relatório junto às empresas para a chamada “transformação digital”, mas não o único. Lidar com investimentos financeiros (também citados por 53%) e a escassez de talentos digitais entre os funcionários (53%) também aparecem.

“O dado reforça um dos grandes paradoxos da transformação digital no Brasil: as empresas avançam na estratégia, mas esbarram em gargalos estruturais que limitam a velocidade da mudança. A dificuldade de integrar sistemas legados com novas tecnologias não é só um desafio técnico — é um freio para o ganho de eficiência que a digitalização promete”, diz em comunicado Felipe Azevedo, CEO da LG lugar de gente.

Leia mais: Saúde é líder em IA generativa, mas ainda esbarra em infraestrutura e segurança

Para o executivo, apesar dos obstáculos, a expectativa é positiva: 91% das empresas esperam benefícios tangíveis em eficiência operacional. A otimização de processos internos (81%) e as melhorias na experiência do cliente (68%) estão próximas da concretização, dizem os ouvidos pelo estudo

Segundo o relatório, 63% começaram a definir estratégias de digitalização e 24% estão em um estágio mais avançado. Em relação à liderança, 61% das empresas iniciaram ou finalizaram esse processo, e 25% afirmam estar nesse estágio de maturidade.

No entanto, apenas 17% das empresas se consideram avançadas, enquanto 20% ainda não apresentam nenhum avanço. “Esse é um ponto crítico, uma vez que a ausência de habilidades digitais ainda é um dos principais entraves para a transformação”, diz Azevedo.

Mudança cultural

Para promover a mudança cultural necessária para a transformação, 60% das empresas ouvidas no estudo estão buscando o engajamento da liderança, e 57% incentivando a colaboração e a experimentação; 57% estimulam a participação ativa dos funcionários em projetos de transformação digital, e 51% investem em treinamentos para desenvolver competências.

A pesquisa mostra ainda que 35% das empresas estão realizando pesquisas de clima organizacional para monitorar o impacto dessas mudanças.

Mais da metade (51%) das empresas pretende aumentar investimentos em tecnologia de RH nos próximos 12 meses. As prioridades incluem People Analytics (64%) e automação de tarefas administrativas (60%). Recrutamento e seleção (45%) e gestão de talentos (40%) também aparecem na lista.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!



Source link

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Rolar para cima