Encerrada a 77ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada na última semana, no Recife, as expectativas são grandes para a próxima edição, que acontecerá em 2026, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, no estado do Rio de Janeiro.
De acordo com a chefe de gabinete do reitor da UFF, Laura Maciel, o objetivo é repetir o sucesso da edição anterior e promover um grande evento científico. “Já que é a primeira vez que a Reunião Anual da SBPC vai a Niterói”, destacou.
A Reunião Anual da SBPC é o principal evento científico e educacional do Brasil, com o propósito de discutir e divulgar os avanços nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Além disso, o encontro visa debater políticas públicas nesses campos e propor metas estratégicas para o progresso científico do país.
Realizada desde 1948, a Reunião Anual acontece todos os anos em um estado brasileiro diferente e conta com uma programação diversificada, incluindo conferências, mesas-redondas, sessões de pôsteres, além de atividades culturais e educacionais, como a SBPC Jovem e o Dia da Família na Ciência.
Niterói se organiza para receber 30 mil visitantes
Segundo a organização da SBPC, a expectativa é que cerca de 30 mil pessoas — entre público, pesquisadores, professores, estudantes e convidados — participem do evento em 2026.
Laura Maciel reforçou que a Prefeitura de Niterói está apoiando a universidade na organização da 78ª Reunião Anual da SBPC para garantir que ela seja um marco para a cidade e para a ciência nacional.
“Fiquei surpresa com a movimentação e a grande presença de adolescentes, crianças, escolas e famílias na 77ª Reunião Anual, no Recife. Temos grande expectativa de repetir essa experiência em Niterói”, concluiu. A edição de 2026 deverá ocorrer em julho.