Ministra recebe livro histórico de 50 anos do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia — Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Ministra recebe livro histórico de 50 anos do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia — Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação


No dia 17 de junho deste ano, a Ministra Luciana Santos recebeu das mãos da Assessoria do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (ASCCT) e dos pesquisadores e pesquisadora do Projeto CCT – 50 Anos, o livro que marca a história do colegiado no decurso de sua história. 

Luciana Santos agradeceu o empenho e engajamento na recuperação da memória institucional de um colegiado fundamental para a garantia da democracia, da soberania nacional e do desenvolvimento nacional. 

Para a Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, este trabalho compreende a importância fundamental do Conselho para abrir caminho ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), criado posteriormente ao CCT. Além disso, frisou o papel dos pesquisadores e pesquisadoras envolvidos.

Denise Carvalho, chefe da Assessoria, destacou a necessidade do Projeto CCT – 50 anos, visto que a realização e lançamento do livro e do site contribuem para a democratização e o acesso aos marcos de desenvolvimento da ciência nacional. “Este produto que entregamos à Ministra marca uma série de acontecimentos de celebração não só do Conselho, mas da ciência brasileira. O CCT é um espaço plural onde o futuro estratégico do Brasil é pensado. Portanto, são 50 anos de história marcados pela conquista da democracia e da luta pela soberania nacional”, defende Carvalho. 

“50 anos do CCT: Por um Conselho forte, inclusivo e transformador” é fruto do esforço de diversas mãos que buscam recuperar o papel da ciência brasileira para o desenvolvimento nacional. De forma dinâmica e estruturada, com imagens e quadros explicativos, este livro conta a história do Conselho, narrando desde a criação às expectativas para o futuro da ciência. 

O trabalho realizado desde 1975 pelo CCT, antes do Ministério ser criado, é considerado fundamental. A data de criação do órgão de assessoramento do Presidente da República foi descoberta por meio de um documento de 1998 encontrado na Biblioteca do MCTI. Assim, de forma explicativa e acessível, o livro recupera essa e outras memórias e enfatiza a importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento brasileiro. 

Também presente, Luís Fernandes, Secretário Executivo do MCTI, mencionou o orgulho do Ministério em receber o resultado dessa importante contribuição à política nacional de ciência e tecnologia. Agradeceu o trabalho dos pesquisadores e manifestou estima com o trabalho concluído. 

Os pesquisadores do projeto, Laura Luedy, Wagner Soares e Tiago Almeida, e o assessor da ASCCT, Arthur Wentz, também reforçaram as expectativas de que o livro contribua para o fortalecimento do cenário científico e tecnológico do país, para o desenvolvimento com justiça social e sustentabilidade e para a soberania nacional e tecnológica do Brasil. 

 





Source link

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Rolar para cima