GT de elaboração da ENCTI começa seus trabalhos de forma articulada — Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

GT de elaboração da ENCTI começa seus trabalhos de forma articulada — Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação


O Grupo de Trabalho (GT) responsável pela elaboração da nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) iniciou suas atividades em agosto, com previsão de concluir os trabalhos em outubro. As reuniões ocorrem semanalmente, presididas pelo Secretário Executivo do MCTI Luis Fernandes, sempre às quintas-feiras, com apoio técnico e operacional do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), responsável por fornecer insumos, análises e sistematizar os debates.

Na reunião de instalação, realizada no dia 8 de agosto, o GT aprovou o cronograma e a metodologia de trabalho. Cada semana será dedicada ao debate de um dos eixos estruturantes da ENCTI, resultando em capítulos específicos e em uma conclusão que sintetizará as prioridades do Brasil no campo da ciência, tecnologia e inovação, articuladas em torno da busca pela soberania tecnológica do país. O GT também debaterá a governança do Sistema Nacional de CT&I.

Participaram da reunião de instalação: Luis Fernandes (MCTI e Coordenador do GT), Vinícius Soares (ANPG/CCT), Renato Janine (SBPC/CCT), Helena Nader (ABC/CCT), Dácio Matheus (ANDIFES/CCT), Marcela Flores (ANPEI/CCT), Ricardo Galvão (CNPq), Carlos Aragão (FINEP), Andrea Latgé (SEPPE), Anderson Gomes (CGEE e Apoio Técnico) e Denise Carvalho (ASCCT).

A segunda reunião, realizada em 14 de agosto, teve como foco a avaliação do cenário internacional e as políticas nacionais de CT&I de vários países. O debate abordou o papel de uma estratégia e do Estado Nacional para a convergência de esforços necessários ao desenvolvimento científico e tecnológico. Participaram, além dos participantes da reunião de instalação, também Sílvio Bulhões (CONSECTI/CCT).

Entre os principais insumos que orientarão os debates estão: as duas edições anteriores da ENCTI, o Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PACTI), os livros Lilás e Violeta oriundos da 5ª Conferência Nacional de CT&I, e o estudo do Itamaraty “Panorama Internacional: Políticas Nacionais de Ciência e Tecnologia”.

Ao final do processo, o documento consolidado pelo GT será encaminhado à Ministra Luciana Santos e, ainda este ano, ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), para deliberação e aprovação. Assim como ocorreu nas edições anteriores, após a validação pelo CCT, a estratégia ganhará efetividade, orientando oficialmente as políticas públicas de CT&I no país.

Segundo Denise Carvalho, Chefe da Assessoria do CCT, “As reuniões do GT desenvolvem um debate que certamente é muito rico e consolidará uma Política Nacional de CTI para os próximos anos, com a soma de esforços de todos os atores do SNCTI em torno de nossas capacidades, no sentido de vencermos os desafios e favorecermos o grande potencial de desenvolvimento científico e tecnológico do país.”

 





Source link

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Rolar para cima