A euforia com a IA pode estar escondendo uma realidade perigosa: promessas demais, lucros de menos
A inteligência artificial se tornou a estrela dos mercados e da tecnologia. Promete transformar empresas, gerar lucros bilionários e revolucionar a produtividade global. Mas há sinais de que o otimismo exagerado pode estar inflando uma nova bolha financeira.
Segundo um relatório do MIT, 95% das empresas que investiram em IA ainda não obtiveram retorno, mesmo assim muitas viram seu valor de mercado dobrar, triplicar. As sete gigantes da tecnologia concentram mais de um terço da capitalização das bolsas americanas, e todas apostam na IA como motor de crescimento, mas vários fatores reforçam as incertezas. Fica a dúvida, será que essa bolha vai estourar?

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.