Desenvolvedores brasileiros economizam 7,6 horas por semana com IA generativa

Desenvolvedores brasileiros economizam 7,6 horas por semana com IA generativa


Desenvolvedores brasileiros estão economizando um dia de trabalho por semana ao usar ferramentas de IA para codificação, ou 7,6 horas por semana. O bom resultado também traz temores: mais da metade (59%) teme ficar para trás em relação às habilidades em IA.

Os dados são do Dev Barometer Q3 2025, pesquisa trimestral da BairesDev que busca entender como desenvolvedores de software sêniores e gerentes de projeto estão se adaptando às tecnologias emergentes. Em sua primeira edição, foram ouvidos 1.129 desenvolvedores sêniores e 50 gerentes de projeto de 63 países e mais de 100 setores, incluindo 380 do Brasil.

Segundo quase um terço dos ouvidos (32%) no Brasil, mais de um quarto do código que produzem é escrito com assistência de IA. E quase 9 em cada 10 (89%) dizem que as ferramentas de IA melhoraram o trabalho, principalmente por permitirem codificação mais rápida (57%), aprendizado acelerado (47%) e maior produtividade (43%). Para 71%, o trabalho ficou mais gratificante.

Leia também: IA vai provocar disrupção no mercado de trabalho em até 5 anos, prevê CEO da Anthropic

A maioria (85%) acredita que a IA está abrindo caminhos de carreira, especialmente ao automatizar tarefas repetitivas para que os profissionais possam se concentrar em trabalhos técnicos mais ambiciosos (58%), incluindo arquitetura e resolução criativa de problemas. Outra parte (41%) espera se tornar especialista em IA e machine learning, e 37% em engenharia de prompts e personalização de LLMs.

Aprendendo no YouTube

Os desenvolvedores brasileiros se mostram, segundo o levantamento, líderes de adoção em IA. Em média eles dedicam quatro horas semanais para o aprimoramento de competências na tecnologia. No entanto esse aprendizado popularmente ocorre no trabalho (para 73%) e em tutoriais no YouTube (para 60%).

Isso significa que os desenvolvedores estão se qualificando de forma informal. A maior parte do aprendizado é autodidata, e apenas 14% buscam formação universitária ou certificação formal, e 5% participam de bootcamps oferecidos por fornecedores.

No entanto, mais da metade (52%) pretende aprimorar habilidades em IA e aprendizado de máquina no próximo trimestre.

O relatório completo pode ser obtido nesse aqui.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!



Source link

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Rolar para cima