Notícias
COP30
Parceria vai desenvolver ferramentas e integrar soluções baseadas na biodiversidade. Termos do documento ainda estão em fase de estruturação
Publicado em
17/11/2025 18h54
Atualizado em
18/11/2025 18h54
A secretária de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Andréa Latgé, anunciou a criação de um acordo de cooperação técnica com o Pacto Global Nações Unidas para a elaboração e o aperfeiçoamento de ferramentas de adaptação à mudança do clima. O anúncio do acordo, que ainda está em fase de estruturação, foi feito durante o painel Para Além de Belém: o Legado da COP30, ocorrido na segunda-feira (17), na capital paraense.
A parceria está sendo estruturada com base em três eixos principais. O primeiro prevê o compartilhamento de dados e informações relevantes entre as partes para orientar empresas e governos na tomada de decisões. Já o segundo abre caminho para estudos, capacitações, pesquisas e eventos, ampliando a formação técnica e a disseminação de conhecimento. O terceiro eixo foca na troca de experiências e no nivelamento de metodologias voltadas ao desenvolvimento de ferramentas de adaptação climática aplicadas ao setor empresarial, incorporando de forma transversal a temática da biodiversidade.
Segundo Andréa, a parceria contribui para a aceleração de soluções práticas que integram o clima e a biodiversidade. “O MCTI conta com institutos de pesquisa renomados, e, com esse conhecimento, podemos avançar em soluções tecnológicas na área da preservação da biodiversidade, conectando inovação, política industrial verde e estratégias de desenvolvimento sustentável”, refletiu.






