Consumidor brasileiro é cada vez mais digital e reduz resistência às compras online

Consumidor brasileiro é cada vez mais digital e reduz resistência às compras online


Em 2024, quase metade (48%) dos consumidores brasileiros que não haviam feito uma compra online nos anos anteriores fizeram duas ou mais operações desse tipo. Um comportamento que sugere não apenas uma experimentação pontual, mas sim uma adoção recorrente do e-commerce.

Esse público está mais concentrado em clientes de “altíssima renda”, com destaque para homens (55%) e preferência por produtos de crédito parcelado, que representam 52% do faturamento do e-commerce. Modalidades como crédito à vista somam 45%, enquanto débito e Pix representam 3%.

Leia mais: Mais de 70% dos brasileiros das gerações Z e millenials usam IA generativa no trabalho

É o que revela um levantamento da Cielo divulgado recentemente. A análise foi conduzida pela área de Business Analytics da empresa com base em 7,7 bilhões de transações anuais, em 714 mil pontos de venda ativos e 190 milhões de consumidores mensais — cerca de 7% do PIB brasileiro, segundo a Cielo.

“O e-commerce deixou de ser um canal alternativo e passou a contribuir de forma significativa para o crescimento do varejo. O comportamento do consumidor e a distribuição do faturamento mostram que as empresas que mais crescem estão preparadas para oferecer uma jornada digital integrada e eficiente”, diz em comunicado Carlos Alves, vice-presidente de tecnologia e negócios da Cielo.

Sazonalidade e ticket

Segundo o executivo, datas comemorativas assumiram um papel importante no varejo digital, com tíquetes médios mais altos e maior volume de vendas. “Isso reforça a importância de estratégias que combinem segurança, fluidez e capacidade de aprovação no checkout”, diz Alves.

A Black Friday continua sendo o pico absoluto de vendas no comércio digital. Em 2024, o faturamento naquela semana foi 62% maior que o da semana do Natal no e-commerce. O ticket médio também foi superior: R$ 209 na Black Friday, contra R$ 137 no Natal.

Em 2025, tanto a Páscoa (+3 pontos percentuais) quanto o Dia das Mães (+4 p.p.) registraram crescimento no canal online superior ao varejo total considerando todos os canais, reforçando a consolidação digital nessas datas.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!



Source link

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Rolar para cima