Um levantamento feito pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), a partir de dados coletados com mais de 1,5 mil organizações do terceiro setor no Brasil, revela que 62% delas se consideram em estágio baixo ou inexistente de adoção de inteligência artificial. A maioria dos ouvidos é da região Sudeste (63%), com Sul (13%), Nordeste (12%) e Norte e Centro-Oeste (6%) bem atrás.
As empresas consideradas no levantamento fazem parte do programa IA.3 – Inteligência Artificial para o Terceiro Setor, idealizado pelo IDIS com suporte do Google.org e apoio técnico do Canal SabIAr. O objetivo é democratizar acesso à IA, oferecendo condições para que as organizações incorporem a tecnologia de maneira “consciente e estratégica”.
Capacitação intensiva
A organização divulgou essa semana a abertura das inscrições para a Capacitação Intensiva em Inteligência Artificial, formação gratuita que irá selecionar 250 ONGs para um ciclo com 30 horas, ao longo de 4 meses. Serão aulas online ao vivo, conteúdos assíncronos e atividades práticas.
Leia mais: Reddit processa Perplexity por uso indevido de dados para treinar sistema de IA
O curso busca aproximar a IA das ONGs brasileiras, oferecendo ferramentas para aumentar eficiência, produtividade e impacto. O IA.3 incluirá um encontro presencial em São Paulo e mentorias para representantes de 60 organizações com melhor aproveitamento.
Podem se inscrever organizações do terceiro setor de todos os portes e causas, desde que brasileiras, com CNPJ registrado no cadastro nacional de pessoas jurídicas e infraestrutura mínima de acesso à internet. É necessário que a ONG possa participar da capacitação com ao menos três pessoas da equipe.
As inscrições estão abertas a partir de 22 de outubro e podem ser feitas pelo site.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!






