Notícias
SOCIOBIODIVERSIDADE
Propostas devem ser enviadas até 31 de janeiro e abordar gestão territorial, sociobiodiversidade, manejo sustentável e salvaguarda de conhecimentos tradicionais
Publicado em
19/11/2025 14h29
Em meio ao movimento intenso da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança de Clima (COP30), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) dá mais um passo para a promoção e proteção da biodiversidade. Com orçamento previsto de R$ 3,24 milhões, o projeto Entre Ciências: Territórios de Saber em Diálogo lançou o edital que visa garantir que organizações representativas de povos e comunidades tradicionais articulem com instituições de ensino e pesquisa. O objetivo é assegurar que prioridades, métodos e gestão do conhecimento partam das necessidades de cada território.
Serão escolhidos, no mínimo, seis arranjos intercientíficos — estruturas definidas pelas próprias comunidades em parceria com universidades e institutos de pesquisa, responsáveis por organizar agendas, metodologias e diretrizes de trabalho. As iniciativas devem estar na Amazônia ou no Cerrado, biomas definidos durante a elaboração do projeto em conjunto com o Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). As propostas devem ser cadastradas até 31 de janeiro na plataforma Prosas.
Os trabalhos devem abordar temas como gestão territorial e ambiental, monitoramento da biodiversidade, práticas comunitárias que sustentam a sociobiodiversidade, manejo sustentável, mudanças climáticas, salvaguarda de conhecimentos tradicionais e estratégias de recuperação de áreas ameaçadas.
O Entre Ciências é coordenado pelo MCTI e executado pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), com a parceria institucional do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). O financiamento é do GEF, com implementação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).






