Em Brasília (DF), a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) vai receber, até domingo (26), quase 12 mil estudantes de 188 escolas da rede pública e particular do Distrito Federal. Por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal, foram organizadas caravanas de ônibus que visitarão o evento, que ocorre na Esplanada dos Ministérios. A parceria faz parte do Circuito de Ciências do DF, que promove a popularização da ciência.
O secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, afirma que a participação dos estudantes é uma tradição do evento. Segundo ele, as crianças são um componente essencial para o conhecimento científico seja cada vez mais democrático e acessível.
“Desde a primeira edição, a participação das crianças é um ponto chave na Semana Nacional. Em cada laboratório que elas param, em cada área, como o Geoparque, a exposição sobre os oceanos, elas querem tocar, aprender, saber mais. Quando tomam consciência, elas são as que mais popularizam a ciência. Para nós, é fundamental essa participação e a parceria com o governo do Distrito Federal”, diz.
A gerente de Programas e Projetos Transversais da Secretaria de Educação do DF, Raquel Vila Nova Lins, explica que a parceria com o ministério faz parte do Circuito de Ciências das escolas públicas do Distrito Federal e permite que a comunidade escolar compartilhe experiências durante a SNCT, que também abriga exposições de trabalhos científicos feitos pelos estudantes.
“Essa colaboração representa não apenas o reconhecimento da qualidade e do impacto do trabalho desenvolvido nas escolas públicas, mas também a integração efetiva entre educação básica e as políticas nacionais de ciência e tecnologia”, afirma.
Com atividades em todo o País, a SNCT é o maior movimento de popularização da ciência do Brasil. O tema desta edição é: Planeta Água: a Cultura Oceânica para Enfrentar as Mudanças Climáticas no meu Território.
O evento é promovido pelo MCTI, sob coordenação da Sedes e conta com o patrocínio de Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Huawei do Brasil Telecomunicações Ltda; Caixa Econômica Federal; Positivo Tecnologia S.A.; Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT); Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB); Conselho Federal de Química (CFQ); Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur); Comitê Gestor da Internet no Brasil / Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (CGI.br e NIC.br) e Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (Aiab).
Leia também
22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa dia 21; veja a programação